Na última quarta-feira (14/05/25), a UNIMIL-TO, juntamente com a ASMIR e demais associações e sindicatos representativos, participou da 4ª Audiência Pública realizada no Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (IGEPREV).
Tema central: Transparência e Melhorias na Gestão
Assuntos abordados (Exercício de 2024):
* Avaliação Atuarial
* Resultados da Política de Investimentos
* Governança Pública
Palestrantes:
* Sr. Sharlles Lima – Presidente do IGEPREV
* Sr. Jorge Couto – Presidente do Conselho Fiscal
* Dra. Irana de Sousa (PGE) – Representante do Conselho de Administração
* Sra. Meire Gomes e Sr. Odirce Soares – Representantes do Comitê de Investimentos
Durante as apresentações, foi possível constatar que a gestão das aplicações financeiras do Instituto está sendo conduzida de forma responsável, em conformidade com a legislação vigente, priorizando investimentos seguros e rentáveis.
Entretanto, nas manifestações dos presidentes de associações e sindicatos, foi destacada uma preocupação recorrente: a falta de servidores efetivos no IGEPREV, o que tem causado atrasos significativos nos processos de aposentadoria e reserva de militares.
O Diretor dos Veteranos e Pensionistas da UNIMIL-TO, Tenente Miguel, destacou que, atualmente, um processo de aposentadoria pode levar cerca de três meses somente no setor de Cadastro, e mais de um mês parado no Protocolo, em razão da escassez de pessoal para dar andamento às etapas administrativas.
Diante disso, foram apresentadas as seguintes demandas ao Presidente do IGEPREV:
* Agilidade no andamento dos processos de reserva, revisões de benefícios e demais solicitações;
* Transparência no atendimento aos segurados;
* Urgente contratação de servidores para recompor o quadro funcional do IGEPREV, a fim de atender com eficiência às demandas de todos os servidores do Estado do Tocantins;
* Rigor na fiscalização dos fundos de investimentos, priorizando aplicações seguras e rentáveis;
Retomada do pagamento dos passivos referentes aos anos de 2017 e 2018, com previsão de quitação a partir de agosto ou setembro deste ano, conforme informado pelo presidente do Instituto.
A UNIMIL-TO reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos Policiais e Bombeiros Militares do Tocantins – ativos, da reserva, reformados e pensionistas.
UNIMIL-TO: Defendendo Heróis!